Estelas, Peniche

by @Tertúlia da Susy, em 9 de outubro de 2015

Numa das nossas viagens com a nova "Acompanhante de Luxo" ou "Judite", como queiram chamar, fomos passear até Peniche J .
Quando chegámos, já passava das 15h e lembrámo-nos de um restaurante que tínhamos visitado há cerca de 15 anos (na altura teenagers, pedíamos 1/2 garrafa de vinho, agora 1 não chega! Porque será?). Colocámos a morada no GPS e lá fomos ter, ao restaurante/marisqueira Estelas (o nome de uma das ilhotas das Berlengas, só por curiosidade!).


O restaurante estava vazio, e com um cartaz  à entrada fazendo referência a um menu turístico (bifes com batatas fritas e coca-cola). Ficámos um pouco apavorados, pois estávamos numa região com uma das melhores lotas do país mas, mesmo assim decidimos entrar.


A casa é simpática e acolhedora e já existe desde 1988; as bases da cozinha são os peixes e os mariscos, desde as caldeiradas ao arroz de marisco, passando pelas cataplanas.
Para iniciar a refeição, uns jaquinzinhos fritos acompanhados com pão caseiro e, que eram deliciosos!
De seguida, uns percebes das Berlengas fresquíssimos e obviamente servidos como mandam as regras: mornos.


Para prato principal, uma das sugestões do simpático e profissional gerente, garoupa à bulhão pato. Nunca havíamos comido este prato, mas podemos afirmar que estava perfeito, pois quando o pescado é do dia (diferente de fresco) não é difícil, nem existem muitos segredos na confeção de excelência. Não concordam?


Para terminar em grande este almoço, nada melhor que uma sobremesa pouco doce e com muito pouco açúcar (atenção, pois como sabem eu não sou guloso!) - trouxas de ovos - obviamente que também estavam celestiais!
A garrafeira também merece destaque, pois conta com mais de 200 sugestões de vinhos de todo o país.


O restaurante já ganhou diversos prémios, tanto a nível nacional como internacional, sendo uma referência para quem quer saborear peixes e mariscos fantásticos e acabados de sair do oceano.


  • Partilhe:

É possível que também goste de...

4 Comments

  1. Bom dia!
    Onde será a nova reportagem... ?

    ResponderEliminar
  2. Ai ai dava tudo por um peixinho frito com arroz de tomate :)
    Não conheço essa zona mas quando lá for já tenho uma referência :D

    www.therasiathecook.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Parece tudo bom! Especialmente a sobremesa ;)

    ResponderEliminar