Favas

by @Tertúlia da Susy, em 22 de maio de 2017
A fava é o fruto da faveira, uma vagem que aparece no mercado, de tamanho variável, revestida interiormente de pêlo branco e macio e encerrando as sementes - as favas. 
Come-se principalmente fresca e também seca, como aperitivo depois de frita. A fava fresca é muito nutritiva, pois contém um elevado teor de proteínas, alguns lípidos, sais minerais de cálcio, ferro, cobre, iodo, potássio e fósforo e ainda vitaminas e fibras.
Devem-se escolher as favas pequenas cuja casca se apresente verde-clara e sem manchas. As melhores são do inicio da primavera. Têm uma estação curta, mas hoje podem encontrar-se congeladas, de boa qualidade, durante todo o ano. Conte 200g por pessoa (cerca de 1kg com casca).
Descascadas, tirando o hilo preto ou branco, devem cozinhar-se imediatamente para evitar que o tegumento (pele) endureça. Se preferir, pode retirar-se o tegumento. Para congelar, devem, depois de descascadas, escaldadas e passadas por água fria corrente.
Muito frescas e pequenas podem comer-se com a casca. Entre nós usam-se em sopas e guisados, geralmente com enchidos. Quando são muito pequenas, descascadas e sem o tegumento, são deliciosas cruas temperadas com flor de sal.
Emparceira bem com o coentro, mas a segurelha é o seu melhor aliado no que se refere à digestão.

Nota: Ver receitas com favas (aqui)

  • Partilhe:

É possível que também goste de...

1 Comments

  1. Eu adoro favas!!!
    Ainda este fim-de-semana houve um almoço de favas com a minha família mas infelizmente não pude ir :(
    Gosto tanto!
    Um beijinho

    ResponderEliminar