Polvo em cama de migas

Um dos acompanhamentos que eu mais gosto e, quase todos os sábados como em casa dos meus pais são migas de couve de nabo e broa.
E, para além disso é um acompanhamento que fica bem com quase tudo. Ora aqui está um exemplo polvo assado no forno.
Espero que se deliciem...


Bolo Grego

A minha sogra ofereceu-me uma colectânea de livros de receitas dos "Tesouros da gastronomia" e, como tal tenho que ir experimentando...
Aqui fica uma receita simples e um bolo com um sabor exótico :)


Fettuccine com camarão

Simples, rápida e deliciosa, esta massa para participar no passatempo 1.º Aniversário e um Passatempo - Tentação sobre a mesa


O camarão é preparado com vinho branco, sumo de limão, salsa e pimenta.





Tertúlia da Susy no Facebook

O blog Tertúlia da Susy já tem página dedicada no Facebook. Podem visitar e clicar em "gosto" para ter mais divulgação e apoio.
Podem ir através da opção do menu lateral direito do blog ou através deste link:
https://www.facebook.com/Tertuliadasusy

Obrigada pelo vosso apoio e carinho constante, tem sido muito importante para o crescimento do blog e sem vocês nada disto seria possível:)

Tostas com queijo e mortadela

Apetece-me algo para o lanche, pois passei a tarde a ver receitas e estou cheia de fome...
Imensas com pão de forma mas, eu não tenho em casa...


23ª Blogagem coletiva Café entre amigos= Top 10 cheiros preferidos


Bolo Foundat de Chocolate

Queria participar no passatempo da minha amiga Marlene e, com uma receita de chocolate (apesar de não ser obrigatório).

Quis fazer este bolo de chocolate, que achei divinal e que vi no blog Coisas Minhas e da Cozinha. Como não tenho muita experiência, do bolo só consegui aproveitar uma fatia direitinha, pois o resto desmanchou-se.



Quiche de courgete e tomate

A minha primeira quiche… sim, porque quase todas as receitas que eu faço são primeiras experiências, pois só agora estou a redescobrir-me na cozinha J
Afinal uma quiche é muito simples de fazer… mas, até agora eu só comia não fazia. Atualmente faço e saboreio o que eu faço :D


Creme de Milho

Já andava a namorar esta receita há algum tempo. Primeiro, porque é uma receita fácil de fazer e segundo, porque me intrigava o sabor deste creme.


Aqui está a prova de que é delicioso e umas curiosidades sobre o milho.


Curiosidade: O milho contém um alto teor de hidratos de carbono e possui quantidades consideráveis de vitamina B1 e E e sais minerais, favoráveis ao bom funcionamento do intestino. Cada 100g deste cereal contém aproximadamente 85kcal.


Decidi oferecer este creme à Catarina Sá da Cozinha da Kinhas, que irá celebrar as suas 29 primaveras no dia 4 de Fevereiro.


Bacalhau com natas (da minha mãe)

Por altura do Natal, a minha mãe pergunta sempre o que pretendemos para o almoço do dia 25 de dezembro e a resposta é sempre a mesma, Bacalhau com natas. Natal cá em casa sem Bacalhau com natas não pode ser, nem era a mesma coisa.

Não conheço ninguém que não goste deste prato, feito pela minha mamã… pois é o melhor Bacalhau com natas do Mundo. J

Este fim de semana, decidi recriar a receita e, julgo não me ter saído nada mal. Vou partilhar convosco esta 8ª maravilha da culinária portuguesa.


Massa à carbonara

Descobri esta receita, não sei de onde a tirei, (pois já a tenho há algum tempo) e resolvi fazer. Ficou um espectáculo, é deliciosa, massa à carbonara mas, sem natas.


Bolo de requeijão, nozes e amêndoas

Apetece-me, apetece-me, apetece-me… um bolo mas, não sei de quê!!!
No frigorífico tenho… requeijão. Está decidido, bolo de requeijão. E… se adicionar umas nozes e umas amêndoas? Deve ficar delicioso. Já está é bolo de requeijão com nozes e amêndoas.
Mas, para acompanhar nada melhor do que licor de murta roxa (feito e oferecido pela sogra).


Bacalhau com broa e amêndoa

Adoro bacalhau e, confeccionado de qualquer forma. Nunca tinha feito com broa e já andava com curiosidade em experimentar há algum tempo.
A avó materna do meu marido faz um bacalhau no forno com amêndoas delicioso e, eu pensei experimentar o meu bacalhau com broa e juntando também amêndoa.



1º Almoço de Família 2013

Pela primeira vez em 2013, a família juntou-se, em casa da minha prima Margarida e do Daniel, para nos reunirmos à mesa.
A minha família junta-se muitas vezes por ano e, claro sempre à mesa e com boas iguarias.
Desta vez, a minha tia fez uma feijoada para o almoço e, claro que as "meninas" fizeram as sobremesas e o lanche.
Para sobremesa a minha prima Ana fez cheesecake de morango, que por sinal estava uma delícia.
Para o lanche a minha irmã Maria fez uma rosca de queijo e fiambre a minha prima Margarida fez crepes (acompanhados com gelado).

Cheesecake de Morango

Bolo Quindim

Semana após semana, a minha prima Margarida não se calava que queria um quindim... só que na família existem poucas pessoas que gostam de côco e, como tal fui adiando (apesar de eu adorar tudo o que leva côco).
Este fim de semana resolvi fazer o tão desejado quindim mas, como não encontrei a receita que a minha mãe tinha guardado, fui à internet procurar outra.
A receita que encontrei não tinha leite de côco nos ingredientes e, assim saiu bolo em vez de pudim...


Desafio literário

Adoro ler e, quando a Susana Machado (sudelicia)  me deixou este desafio não exitei em participar.
Leio de 2ª a 6ª feira, no metro, no caminho de casa para o trabalho e vice-versa. Também leio muito nas férias, na praia.

As regras são:
  1. Citar o nome e o link de quem te indicou;
  2. Indicar no minimo 2 livros que gostou de ler em 2012;
  3. Listar no mínimo 3 livros que deseja ler em 2013;
  4. Oferecer este selo a 10 pessoas.


Farófias no forno com leite condensado e caramelo de leite

A minha maninha fez estas farófias no Natal e, eu que até não sou grande apreciadora, adorei estas com o creme do leite condensado. Que bela ideia. Ficam muito boas.

Batata-doce recheada com alheira

Ontem estava a pensar no que fazer para o jantar e decidi aproveitar o que tinha em casa e "aliviar" o congelador.
Decidi... batata-doce recheada com alheira. Talvez ficasse melhor com farinheira mas, como não tinha, também não parei no supermercado para comprar, fiz com o que tinha.
Talvez este prato resulte mais como entrada mas, decidi fazê-lo como prato principal.



Blog: Cozinha da Kinhas


Hoje não há receita, mas sim um convite para uma festa...

A Kinhas em breve irá fazer 29 lindas primaveras mais precisamente no dia 4 de Fevereiro de 2013... O tempo passa depressa demais! Ainda há pouco tempo era uma miúda ansiosa por fazer 18 anos e agora já estou quase quase na barreira dos 30! Já vivi muito mas sei que ainda tenho um longo caminho pela frente!

Por isso mesmo, hoje faço-vos um convite! Gostava de celebrar o meu aniversário convosco e para tal é preciso iguarias, sejam elas comida, petiscos, doces ou bebidas! Vocês escolhem o que querem trazer para a festa!

Basta que me deixem o link da vossa participação no espaço dos comentários desta publicação ou através da página do blogue no Facebook e dia 4 de Fevereiro estaremos todos juntos para esta celebração ainda que seja de forma virtual mas que me aproxima das amizades que fiz aquando da criação do blogue.

Obrigada a todos e conto com a vossa participação!




Babetes

De artes pouco sei mas, faço algumas coisas em ponto cruz.
Realmente gosto muito mas, os meus olhos cansam-se e tenho que fazer pouco de cada vez e, mais no verão.
Isto fiz para bebés da família e amigos.
Babete da Maria João

Lanche delicioso!!!

Um lanche delicioso combinando o queijo e o doce de abóbora com mel com uma tosta integral e complementando com uma noz.

A tosta integral é uma excelente fornecedora de fibra, de alguns minerais (ferro e cálcio) e vitaminas (complexo B) e principalmente hidratos de carbono complexos, necessários para fornecer energia e manter o bom funcionamento do organismo.

O queijo é um bom complemento alimentar, pois possui proteína, cálcio e fósforo.

A abóbora é uma fonte de vitaminas (vitamina A, vitamina C, vitamina B1, vitamina B6, vitamina B3 e vitamina B5), ácidos gordos (omega3), potássio, fibras, manganésio, folatos, cobre e triptofanos.

As nozes são uma forma deliciosa de obter nutrição, sabor e textura adicionais a uma refeição e contêm ácidos gordos (omega3), manganésio, cobre e triptofanos.


 Bom apetite!!!

Bacalhau no tacho

Uma receita super fácil, económica e útil nos dias em que se tem que preparar uma refeição em três tempos....Bacalhau, claro, eu adoro bacalhau confeccionado de qualquer forma.



Sonhos de feijão-verde

Esta receita é derivada dos peixinhos da horta mas, utilizei feijão-verde cortado em vez de inteiro.
A minha avó materna é especialista em peixinhos da horta e tudo o que sejam fritos. Fui-lhe perguntando como ela fazia e quis fazer algo semelhante mas, com uma textura e apresentação diferente.











Dia de Reis

Celebra-se a 6 de janeiro e está associado à tradição natalícia que diz que o Menino Jesus recebeu a visita de 3 Reis Magos do Oriente.
Os Reis Magos, Belchior, Gaspar e Baltazar ofereceram incenso, mirra e ouro ao Menino Jesus.
A tradição manda que neste dia a família se volte a reunir para celebrar o fim dos festejos de Natal e que no dia seguinte, se comecem a retirar os enfeites de Natal que decoram as casas nesta época do ano.


Tosta de pão caseiro com azeite

Esta é uma receita derivada duma receita de um dos meus chefs preferidos, o chef José Avillez.
E, citando o chef José Avillez, sobre o pão:


"É um dos alimentos base da cozinha mediterrânica. Em Portugal, são feitos diversos tipos de pão, como o alentejano, a broa de milho, o pão de Mafra e a broa de Avintes, É também utilizado como ingrediente em vários pratos, tanto salgados como doces, nomeadamente açordas, migas, torricados, rabanadas."



Chocolate quente com canela

Para os dias frios, nada melhor do que chegar a casa e fazer um chocolate quente para nos aquecer.
Se gosta de canela, nada melhor que um chocolate quente com canela. Fica um sabor um pouco mais exótico.


Marmita

Neste novo ano que se incia, aqui vai um conselho de amigo(a) para ajudar a poupar um pouco e a manter a linha :)
Levar o almoço na marmita, preparando-o em casa no dia anterior, com alimentos selecionados e cozinhados saudavelmente.
A minha marmita é térmica mas, também se pode usar um termo para manter a comida mais quente ou utilizar um saco térmico e aquecer o almoço no microondas, caso seja possível.
Na minha marmita levo sempre uma refeição completa, nomeadamente sopa, prato de carne ou peixe e fruta.

Arroz de cenoura com bifes de novilho

Uma receita muito prática e boa para levar na marmita para o emprego.


Reveillon 2012/2013

O meu jantar de réveillon não podia ter sido melhor do que foi... acompanhada pelo meu maravilhoso marido e no restaurante Belcanto do Chef José Avillez, em Lisboa.
Como foi um jantar delicioso, vou partilhá-lo com os meus amigos(as) seguidores(as).

O couvert do jantar é composto por três tipos de manteiga, sendo elas manteiga dos Açores, manteiga com sabor a noz e manteiga aromatizada acompanhadas com pão branco, pão de azeitonas, pão de sementes e broa de milho.
Trilogia de manteiga, pão branco e pão de azeitonas