Paté de cenoura e delícias do mar


Adoro estes dias de sol, que nos aumentam a auto-estima e a boa-disposição. Os dias já são maiores e a energia começa a aumentar.
Esta receita prática, bonita e muito saborosa, é ideal para estes dias, quenos fazem lembrar a primavera que está a chegar. Podemos usar este paté como entrada ou como acompanhamento de carne e peixe, para um jantar mais ligeiro.
Espero que gostem, boa semana.

Bolo de café com cobertura de chocolate de café


Um fim de semana se aproxima e, uma bela sobremesa se apresenta para nos fazer companhia à mesa, no final de uma bela refeição em família.
Este bolo fica muito saboroso, com um belo toque a café e a sua cobertura de chocolate de café, faz o sabor ficar ainda mais saboroso com um toque de cremosidade maravilhoso.

Doce de chila [ou gila]


A mãe de uma amiga, a Neusa, deu-me esta abóbora e como eu sou "louca" por doces com chila [ou gila], decidi fazer eu mesma o doce. 
Em tempos, a minha vizinha Claudina, também ela alentejana, como a Neusa, ensinou-me a fazer este doce! Lembro-me de, na altura ter achado "bué aborrecido", devia ser da adolescência!!! Nessa altura, não sei o que me passou pela cabeça para aprender a fazer, pois nem me interessava muito pela culinária.
No entanto, o saber não ocupa lugar e ficou a recordação da aprendizagem com a vizinha Claudina.

Tapenade de azeitonas


Uma das prendas que eu fiz para oferecer no Natal passado foi esta tapenade.
Tapenade é um prato típico de França, na região do mediterrâneo. É composto por uma mistura de azeitona, com alcaparra, anchova, tudo picado e misturado com azeite. Normalmente é servido com pedaços de pão ou tostas e, também pode ser utilizado como tempero.
A tapenade é um excelente aperitivo que combina muito bem com um bom copo de vinho.

Ervilha de quebrar [ou ervilha torta]

A ervilha de quebrar [ou ervilha torta] é uma variedade de ervilha de que se come tudo, casca incluída. Presta-se à congelação, é sobretudo muito fresca que merece o epíteto de um dos melhores e mais doces dos vegetais. A ervilha de quebrar [ou ervilha torta] é uma excelente fonte de vitamina C desde que cozinhada rapidamente. A sua cozedura preferida, no sentido de conservação vitamínica, será o vapor, embora na cozinha chinesa se dê preferência à cozinha no wok, método de cozedura muito rápido, próximo da fritura e geralmente designado por stir frying. Contém ainda quantidades apreciáveis de potássio, ferro e magnésio.
Deve ser comprada bem verde, muito plana e sem os grãos formados. Deve rejeitar os espécimes que se apresentem secos ou amarelos.
Para preparar, deve retirar o pedúnculo, puxando o fio, se o houver, exatamente como se faz ao feijão verde.
Pode ser usada em todas as receitas que incluam ervilha ou feijão verde.



Nota: Ver receitas com ervilha de quebrar [ou ervilha torta] (aqui)

Pastelão de pescada [com salicórnia]


Sou completamente fã do Algarve e de todos os seus produtos e, no final do ano fui presenteada com uma iguaria plantada na Ria Formosa, a salicórnia, um dos vegetais naturais do Parque Natural da Ria Formosa, no Algarve, produzido pela RiaFresh. A RiaFresh é uma empresa dedicada a produzir verduras na Ria Formosa com a mais alta qualidade. 
A salicórnia, também conhecida como espargo marinho, é uma planta com caules carnudos e folhas em forma de escama, conferindo à planta uma forma peculiar. esta planta é levemente salgada, crocante, suculenta e saborosa. Pode ser consumida crua ou cozinhada e, inclusivamente utilizada em bebidas alcoólicas.
Estes vegetais são caraterizados pela sua apetência por ambientes salinos e a sua cultura não provoca impactos negativos no ambiente e garante a segurança alimentar.
A Salicórnia Natural da Ria Formosa está disponível todo o ano, cortada e fresca. Pode ser conservada entre 3 °C e 7 °C, até 15 a 18 dias. A Salicórnia  Natural da Ria Formosa atende todos os requisitos sanitários e higiénicos de um produto hortofrutícola. Após lavagem, o produto está pronto para usar. Em 100g deste produto existem, de forma natural, aproximadamente de 2g de sal comum e 0,75g de sódio.