Atividade física - Melhorias na saúde

by @Tertúlia da Susy, em 17 de julho de 2018
Seja feliz, aumente a esperança e a qualidade de vida - Pratique exercício físico!


A atividade física regular reduz o risco de ataques cardíacos em mais de 30%, no entanto a inatividade física confere um risco semelhante ao do tabagismo e ao da obesidade.

Com a prática de exercício físico conseguem-se melhorias a nível de:
  • tensão arterial;
  • colesterol das HDL (High Density Lipoproteins);
  • sensibilidade à insulina;
  • processo de envelhecimento.

Ou seja, a atividade física aeróbica regular, reduz a tensão arterial sistólica em cerca de 10mmHg  e a diastólica em 5mmHg, o que é suficiente para normalizar os valores de grande parte dos indivíduos com tensões ligeiramente elevadas.
É também conhecida a relação inversa entre os níveis do colesterol das HDL e o risco de doença cardiovascular, ou seja, quanto maiores forem os níveis das HDL menor será o risco de ataque cardíaco.
A atividade física aumenta a sensibilidade à insulina, o que melhora todo o metabolismo da glicose, que está diretamente ligado à diabetes.
Atualmente, também está provado que o exercício físico está diretamente ligado ao processo de retardamento de envelhecimento, juntamente com uma alimentação moderada. Estima-se que, em média, uma hora de atividade física corresponda um ganho de duas horas de aumento da esperança de vida.
As doenças cardiovasculares são doenças civilizacionais, ou seja, doenças do estilo de vida. É fundamental dar atenção à alimentação e à atividade física, que condicionam epidemias de obesidade e diabetes.
  • Partilhe:

É possível que também goste de...

0 Comments