Mais um dia de S. Valentim que chega e a combinação de chocolate e framboesas é o ideal para uma noite bem passada com a sua cara metade, ou não é? Um bolo fácil de fazer, sem açúcares refinados e sem glutén, para podermos desfrutar, sem culpas...
Reza a história que São Valentim (ou Valentinus em
latim) é um santo reconhecido pela Igreja Católica e igrejas orientais que dá o
nome ao Dia dos Namorados. Em muitos países, onde celebram o Dia de São
Valentim. O nome refere-se a pelo menos três santos martirizados na Roma
antiga.
O imperador Cláudio II, durante seu governo, proibiu a
realização de casamentos em seu reino, com o objetivo de formar um grande e
poderoso exército. Cláudio acreditava que os jovens, se não tivessem família,
alistar-se-iam com maior facilidade. No entanto, um bispo romano continuou a
celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. Seu nome era Valentim
e as cerimónias eram realizadas em segredo. A prática foi descoberta e Valentim
foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens jogavam
flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Entre as
pessoas que jogaram mensagens ao bispo estava uma jovem cega, Astérias, filha
do carcereiro, a qual conseguiu a permissão do pai para visitar Valentim. Os
dois acabaram apaixonando-se e, milagrosamente, a jovem recuperou a visão. O
bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte
assinatura: “de seu Valentim”, expressão ainda hoje utilizada. Valentim foi
decapitado em 14 de fevereiro de 270.
Entretanto, desde 1969 sua data não é mais celebrada
oficialmente pela Igreja Católica em função da precariedade de comprovações
históricas que levam em questão até mesmo a sua existência.
Como não
posso estar com o meu marido, e sempre namorado, Fernando, envio-lhe
virtualmente umas panquecas do amor com 1001 beijinhos de saudades.