Para começar o dia em grande, cheio de defesas e com um sabor doce, nada melhor que este sumo antioxidante. Este sumo destaca-se por ser benéfico no combate aos radicais livres; é ideial para eliminar toxinas e rejuvenescer o corpo, tanto por dentro como por fora.
Ingredientes
2 laranjas
1 cenoura
1 colher (sopa) de curcuma
canela em pó
Preparação
Descasque as laranjas e a cenoura. Coloque no liquidificador aos pedaços, juntamente com a curcuma ralada.
Este ano de 2019 está a ser um pouco atribulado, desde situações de doença e morte de familiares e amigos próximos, a excesso de trabalho. Ando a mil à hora e num estado de ansiedade que, há muito tempo não sentia. Desde que adoptei um estilo de vida mais saudável, que consigo controlar a ansiedade e o stress mas, este ano está a escapar-me!!! Detesto ser conduzida por estados de ânsia, não nos leva a lado nenhum e só nos faz sofrer. A cozinha é um dos meus refúgios para libertar o stress mas, tenho pena que o dia não tenha mais horas!!! Estes queques foram feitos para os segundos lanches do dia. São muito saborosos, saudáveis, pouco calóricos e muito práticos para levar na mala.
Ingredientes 500g de cenouras (usei biológicas) 1 colher (sopa) de geleia de arroz, biológica Seara 3 ovos separados 1 colher (sobremesa) de manteiga 1 colher (sobremesa) de raspa de laranja 100g de farinha com fermento Branca de Neve manteiga e farinha para a forma
Preparação Raspe, lave e corte as cenouras aos pedaços.Coza até ficarem macias. Escorra-as muito bem triture-as finamente. Misture o polme obtido com a geleia de arroz, as gemas, a manteiga amolecida e a raspa de laranja. Junte a farinha aos poucos, alternando com as claras em castelo. Divida a massa por pequenas formas barradas com manteiga e polvilhadas com farinha. Coloque as formas num tabuleiro e leve ao forno pré-aquecido. Passados 20 minutos verifique se os bolos estão cozidos. Desenforme-os de imediato. Nota: Pode substituir a geleia de arroz por 180g de açúcar.
Tempo de preparação: 15 minutos Quantidade: 4 pessoas Custo: económico Grau de dificuldade: fácil (*) Vegetariano: Não Para crianças: Sim Ingrediente principal: Cenouras
Nos preparativos para o fim de semana, vamos fazer um bolo, um bolo de laranja. Este bolo é muito simples, por isso é que é um dos escolhidos lé em casa. Sabe sempre tão bem, é ideal para comer uma fatia ao lanche! Bom fim-de-semana!!!
Ingredientes 200g de farinha 1 colher (chá) de fermento em pó 250g de açúcar 3 laranjas 5 ovos 1 chávena de óleo 1 pitada de sal marinho Marnoto by Necton
Preparação
Misture a farinha, peneirada, com o fermento e o açúcar. Adicione o óleo, a raspa e o sumo de 2 laranjas e as gemas. Reserve. À parte, bata as claras em castelo, com uma pitada de sal. Envolva as claras, batidas em castelo, no preparado anterior. Corte a laranja em rodelas finas e coloque-as na forma sem buraco, depois de estar untada com manteiga e polvilhada com farinha. Verta lentamente a massa sobre as rodelas de laranja. Leve ao forno, a 180.ºC, cerca de 45 minutos. Retire do forno, desenforme e deixe arrefecer um pouco. Pincele todo o bolo com geleia de marmelo. Tempo de preparação: 15 minutos + forno Quantidade: 10 pessoas Custo: económico Grau de dificuldade: fácil (*) Vegetariano: Não Para crianças: Sim Ingrediente principal: Laranja
O Natal está a chegar e com ele a azáfama das compras e da lista das receitas que se querem fazer... mas, afinal sabemos o que sigifica o Natal ou apenas andamos iludidos com esta tamanha confusão???
É tempo de reflexão e de análise, da nossa vida, do seu significado e do que podemos fazer para melhor este nosso mundo.
Este bolo foi confecionado para o aniversário da minha maninha. E, sim já foi há imenso tempo mas,ainda não o tinha publicado e, como ficou tão bonito (modéstia à parte) e tão saboroso, tinha que ser!
Perdoem-me a sinceridade mas, adoro bolos simples e com sabor e que nos fazem recordar TANTO a nossa infância. Assim foi este. Espero que gostem.
Gravadlax é uma especialidade da cozinha escandinava, feita de salmão cru marinado durante alguns dias, numa mistura de sal grosso, açúcar e aneto (ou endro). O peixe é servido cortado às fatias finas. A sua origem surge na Idade Média, como forma de conservação do peixe, usada pelos pescadores, que salgavam e enterravam o peixe n apraia, acima da linha da maré alta, deixando-o fermentar nas areias geladas. É preciso ter em atenção que esta receita tem um sabor extremamente forte e único. É indicado apara amantes de peixe cru e de sabores fortes. Mas, nada como experimentar. Bom fim de semana e sejam felizes!
A vida é um vai e vem de emoções, sentimentos e recordações.
Vivemos depressa demais, é uma certeza.
Estamos constantemente ansiosos pelas férias e, quando estamos de férias quase não as sentimos e elas voam.
Mas, será que descansamos o que precisamos quando estamos de férias? Certamente não. Mas, o importante não é apenas descansar, é sair da rotina, fazer coisas diferentes e saborear a vida.
As minhas férias foram assim e volto mais revigorada, mesmo que não tenha tido o descanso devido.
Aproveitam a vida, seja, felizes e bom fim de semana com uma ideia prática de uma salada bonita, colorida e super rápida.
Fui desafiada pela Paladin para fazer uma receita com um dos molhos deles e, como está muito calor, optei por uma receita leve, fresca e muito colorida.
O salmão é um peixe gordo e, como tal combina muito bem com os citrinos, para cortar essa mesma gordura. Esta receita prepara-se rapidamente e depois, é só colocar no forno e já está.
Gosto de beterraba e gosto de sumo de laranja! Uma amiga disse-me que a laranja, sendo rica em vitamina C (como todos sabemos), ajuda na absorção do ferro presente na beterraba. Eu desconhecia e, por isso partilho com todos esta importante informação.
Os amigos vão e vêm... como as ondas do mar... mas eu nunca esqueço um aniversário.
Ontem, lembrei-me (tinha quase a certeza) que uma amiga (que encontrei recentemente nas redes sociais) fazia anos e enviei-lhe uma mensagem de parabéns, dizendo que achava que era o dia do seu aniversário. Ela ficou contentíssima por eu me ter lembrado, uma vez que não falávamos à cerca de 6 anos. O meu dia ficou mais alegre...
Há uns anos comprei um folar deste num supermercado e fiquei completamente rendida. Este ano aventurei-me e, não é que me sai bem (acho eu). O que levei para o emprego desapareceu num abrir e fechar de olhos e, acho que este fim de semana vou fazer mais. A a minha irmã também gosta muito e quer fazer (mas não digam nada a ninguém...).
Dizem que vivemos num país democrático mas, cada vez tenho menos noção de que isso é verdade. Controlam o que fazemos, o que dizemos, com quem falamos e até (desculpem mas tem que ser) as idasà casa-de-banho e o que lá vamos fazer. Hoje estou completamente irritada. Vivemos num país que cada vez dá mais poder a gentinha desta e que supostamente gerem o país. Que atrasados mentais... É gente desta fútil e frustrada que nos comanda? Para onde? Para o fundo do poço. Mas, enfim vivemos num país de liberdade... ou não??? Como já o havia dito, uma das coisas que me liberta a mente é a cozinha e, por isso deixo-vos uma sugestão fácil de confeccionar e muito aromática, que vi no showcooking do Chef José Avillez, no El Corte Inglês, com bacalhau Riberalves.
A minha sogra deu-me esta receita e pareceu-me ideal para fazer agora na Páscoa. Apesar de ser um pão, fica um pouco doce e muito fofinho, quase que parece um folar mas mais leve. A massa fica bem elástica e muito moldável, podendo assim dar a forma que pretende. Só tenho pena que não consigam cheirar esta delicia...