Dezembro chegou e chegou também o frio! Este mês parece bem curto e sem tempo para fazer tudo o que se deseja. Cheira a Natal, vive-se Natal, sonha-se Natal... Mas, será que sabemos o que é o Natal??? Deixo-vos, para reflexão, as palavras do Papa Francisco: "A pessoa atenta é a que, no ruído do mundo, não se deixa dominar pela distração ou pela superficialidade, mas vive de maneira plena e consciente, com uma preocupação dirigida sobretudo aos outros: com esta atitude, apercebemo-nos das lágrimas e das necessidades do próximo."
O meu colega Jorge ofereceu-me marmelos (biológicos) da sua "quinta" e, eu nunca nego produtos de excelente qualidade.
Combinámos que, depois do trabalho, eu iria lá ter à sua "quinta". Quando lá cheguei, senti o cheiro da terra e dos alimentos que têm origem na terra.
Nos últimos anos tem-se perdido um pouco a identidade dos alimentos e da sua génese e, até as crianças não sabem de onde são os produtos, como aquela anedota que o leite de vaca vem dos pacotes de supermercado. É muito triste.
Nós tratamos muito mal a terra e queremos que ela nos dê produtos que nem sabemos apreciar. Deixámos de sentir as texturas dos alimentos, de sentir o seu cheiro e de saber como se preparam na cozinha. Tudo isto é fundamental para a sustentabilidade e para o crescimento como ser humano.
Dito isto, aqui fica o bolo que fez as maravilhas dos meus colegas e, até o M comeu e disse que estava divinal.
Adoro queijo, é um dos meus vícios... A minha erva aromática preferida é o tomilho, adoro o seu cheiro quando faço assados de forno e junto esta erva, é simplesmente maravilhoso! Gosto de usar a pimenta rosa em entradas e sobremesas, pois tem um sabor suave e adocicado e, fica muito bonita nos pratos, dando cor aos mesmos. Espero que gostem desta sugestão!
Quando era miúda, ajudava a minha mãe a descascar os marmelos para fazer a marmelada e detestava... eram muito duros!!!
Mas, a vida dá muitas voltas e nós amadurecemos e queremos voltar atrás no tempo... que já era... Atualmente não é preciso mandarem-me fazer, pois eu já faço mesmo sozinha e, até acho que me sai bem. Que me dizem? Acham que sim?
OFine Tawny Quinta Seara d'Ordens é um vinho do Porto de lotação clássica. Dos vinhos produzidos anualmente em lagar com pisa a pé e em cubas com remontagem automática e controlo de temperatura, seleccionam-se aqueles que vão ser estagiados em tonéis e barricas de carvalho.
É um vinho tinto alourado e com aromas a frutos secos (noz, amêndoa e avelã), encontra-se na prova uma doçura fresca e elegante de sabor aveludado muito agradável. É um vinho intenso, muito evoluído e fresco. Prevê-se um envelhecimento positivo na garrafa durante vários anos após o engarrafamento. Deve ser servido a uma temperatura de 14ºC. Acompanha aperitivos, sobremesas regionais, pão-de-ló e frutos secos. Eu acompanhei com uma sobremesa regional, a sericá (ver aqui).