As tendências da culinária para este verão

by @Tertúlia da Susy, em 15 de julho de 2016
O verão não traz só o sol, o calor, o bronze, a praia e as roupas mais frescas e curtas, mas também a necessidade de ter uma gastronomia mais leve e rápida de preparar, sem perder todo o sabor.
As tendências gastronómicas não divergem muito de ano para ano, principalmente nesta altura, mas variam consoante os gostos e as preferências de cada um. Há quem goste de comer um bom churrasco numa tarde de sol tórrido, como há quem passe bem com uma sandes ou com um prato bem mais leve. Uma coisa é certa: as comidas pesadas e de longa preparação não são aquelas que deve privilegiar ou comer diariamente. Para além de provocarem digestões difíceis, naõ combinam muito bem com um tempo de muito calor, ainda mais se estiver de férias e fizer praia durante grande parte do dia.
Portanto, para este verão, aconselha-se que prepare, com mais frequência, estes três tipos de refeições: fáceis, rápidos e simples, que se tornam também nas grandes tendências para esta estação do ano.

Saladas frias

Fonte: Pinterest


As saladas frias são sempre uma excelente escolha para um almoço ou para um jantar, basta apenas que consiga reunir os ingredientes certos. E, se é daquelas pessoas que pensa que ficará com fome, então não está mesmo a escolher os melhores alimentos para este prato. Existem várias possibilidades: pode escolher fazer uma base de massa ou uma base de salada, acompanhando estas opções com fruta, camarão, atum, delícias do mar, ovo, milho, tomate, cenoura, pepino, courgete, bringela, etc, ou mesmo aproveitando alguns legumes que já tem cozinhados e que estão no frigorífico. Pode também temperar a salada com o que gostar: óregãos, azeite, vinagre, sal, limão... e, se for muito guloso(a), então um bocadinho de maionese também não lhe fará mal!

Grelhados


Fonte: Pinterest

O tempo quente pede grelhados, sejam eles de carne ou de peixe. É um facto que demoram um pouco mais a fazer, mas, para quem gosta de um prato mais consistente, tornam-se na melhor opção para o verão. É que, para além de saborosos, são de muito fácil digestão. Assim sendo, escolha colocar um bom peixe no grelhador (dourada, salmão, perca, sardinhas, carapaus, etc) ou, se for amante assumido(a) de carne, nada melhor do que um frango no churrasco, uns bifes, uns peitos, umas pernas ou umas saborosas espetadas grelhadas. Vaca, porco, peru ou frango são as melhores hipóteses, só tem que saber adequá-las ao que pretende.

Bebidas detox

Fonte: Pinterest

De certeza que já ouviu falar das bebidas detox e, consequentemente, da dieta detox, que desintoxica o organismo dos fritos, das gorduras, do glutén, das comidas industrializadas, da lactose... enfim, daquelas coisas que fazem mal ao nosso corpo. Caso não queira fazer uma dieta destas, pode também trocar algumas das suas refeições por uma bebida deste género, sem sequer passar fome. A verdade é que estas bebidas alimentam bastante, porque estão guarnecidas com ingredientes que o(a) vão saciar por largas horas. Numa bebida detox pode m e devem constar leguminosas, arroz integral, peixes, verduras, frutas, legumes, sementes e plantas de chá. No entanto, se achar que colocar peixe ou arroz numa bebida lhe faz confusão, escolha os outros alimentos mencionados. Vai adorar!

Espero que goste das ideias que aqui lhe indiquei. Entretanto, se os seus pitéus ficarem para lá de bons e os quiser fotografar, pode verificar aqui como o fazer - Fotógrafos de comida
  • Partilhe:

É possível que também goste de...

2 Comments

  1. Saladas e grelhadas neste tempo quente são o que mais se faz cá em casa, sumo detox nunca fiz.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Adoro as comidinhas desta altura do ano, bem frescas e as tuas sugestões estão uma delícia :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar