Regras de Alimentação Saudável


(imagem retirada da internet)

Para ter uma alimentação saudável, é necessário seguir algumas regras, que se indicam abaixo:
  1. Tomar sempre um pequeno-almoço completo, variado e equilibrado;
  2. Comer várias vezes ao dia, 5 a 6 refeições diárias;
  3. Não passar mais de 3 horas e meia sem comer;
  4. Comer com alma, mastigando corretamente os alimentos;
  5. Beber água (1,5-2 L/dia), ao longo do dia, de preferência no intervalo das refeições;
  6. Consumir 5 porções de fruta e legumes por dia (guarde a fruta para comer no intervalo das refeições);
  7. Ingerir diariamente produtos lácteos (leite, iogurte, queijo);
  8. As fibras devem fazer parte da ingestão diária para assegurar um bom funcionamento intestinal, recomenda-se o consumo de 20-30 g/dia;
  9. Preferir o azeite a qualquer tipo de gordura para temperar e cozinhar;
  10. Cozinhar de forma simples, à base de grelhados, cozidos ou estufados sem gordura;
  11. Evitar fritos, molhos, folhados ou ementas com muita gordura;
  12. Evitar alimentos açucarados (bolos, rebuçados, refrigerantes);
  13. Diminuir o consumo de sal, máximo 5g/dia;
  14. Evitar bebidas alcoólicas;
  15. Variar o mais possível os alimentos e combiná-los de forma correta;
  16. Não dormir logo após as refeições e não comer alimentos pesados e condimentados à noite, pois a digestão é mais lenta e difícil;
  17. Praticar exercício físico, nem que seja andar a pé 30 minutos/dia.

1 comentário:

  1. Já sigo algumas da regras que descreves , a água nestes dias frios não consigo beber tanta viro-me para o café.
    Bom fim de semana

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