Doce de chila [ou gila]

by @Tertúlia da Susy, em 9 de fevereiro de 2017

A mãe de uma amiga, a Neusa, deu-me esta abóbora e como eu sou "louca" por doces com chila [ou gila], decidi fazer eu mesma o doce. 
Em tempos, a minha vizinha Claudina, também ela alentejana, como a Neusa, ensinou-me a fazer este doce! Lembro-me de, na altura ter achado "bué aborrecido", devia ser da adolescência!!! Nessa altura, não sei o que me passou pela cabeça para aprender a fazer, pois nem me interessava muito pela culinária.
No entanto, o saber não ocupa lugar e ficou a recordação da aprendizagem com a vizinha Claudina.



Ingredientes
1 abóbora chila [ou gila]
700g de açúcar
2 paus de canela
1 pitada de sal
casca de 1 limão
3dl de água



Preparação
Lave muito bem a casca da abóbora e seque-a com um pano.
Parta a abóbora, atirando-a ao chão (a abóbora não pode ser cortada com facas), de modo a obter vários pedaços médios. Atire-as ao chá várias vezes, se necessário.
Depois, retire todos os filamentos amarelos e todas as pevides. Lave a abóbora em várias águas, até esta deixar de fazer espuma.
Deixe a abóbora de molho em água, de um dia para o outro. Isto ajudará a que a restante chila [ou gila] se solte da casca.
Escorra e leve a cozer em água temperada com sal, cerca de 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco.
Depois, com a ajuda de um garfo, solte a restante chila [ou gila] da casca. Deixe escorrer e pese.
Leve ao lume a água com o açúcar, os paus de canela e a casca do limão até fazer ponto de pérola.
Adicione a chila [ou gila] e deixe ferver mais ou menos 1h30m
Depois, coloca-se o doce em frascos esterilizados (ver aqui como fazer).


Tempo de preparação: 1 hora e 30 minutos
Quantidade: 10 pessoas
Custo: médio
Grau de dificuldade: médio (**)
Vegetariano: Sim
Para crianças: Sim
Ingrediente principal: Chila [ou gila]



  • Partilhe:

É possível que também goste de...

8 Comments

  1. Que delicioso doce,....com uma torrada bem ia agora,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  2. Sou mega fã de doce de gila! :) Gosto muito e costumamos fazer cá em casa.
    A tua ficou com óptimo aspecto! :)
    Beijinhos!*

    ResponderEliminar
  3. A minha avó gosta muito. :) Temos que ter uns quantos cuidados com esta menina mas depois vale bem a pena! :)

    Beijinhos Ana
    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Nunca falta por casa mas agora já meto a faca e nada de ficar estragada :)
    Por cá só usamos para fazer doces.
    Ficou bem bonita esta.

    ResponderEliminar
  5. Aqui está algo que nunca me aventurei fazer mas está com óptimo aspecto :)
    Beijinhos e bom fim-de-semana ...
    Blog: Guloso qb

    ResponderEliminar
  6. é um pouco trabalhoso preparar a abóbora mas no fim compensa :)
    bjs

    ResponderEliminar
  7. Tens uma memória fantástica! O doce ficou com aquela textura dos doces de gila que tanto me agrada. Fiquei com vontade de fazer :)

    ResponderEliminar