Tipos de gordura

by @Tertúlia da Susy, em 19 de março de 2018
A gordura é um dos principais constituintes do cérebro, o que revela a sua importância na alimentação humana!

A gordura (ou lípidos) é um macronutriente que tem mais kcalorias, ou seja, 9kcal por grama e, tal como os outros nutrientes, é essencial ao organismo humano. A gordura tem várias funções no organismo, desde armazenamento  e fornecimento de energia, a proteção corporal interna (órgãos) e proteção corporal externa (impacto) e, a estrutural (composição das membranas celulares).

Existem diferentes tipos de gordura, a gordura saturada e a gordura insaturada (monoinsaturada e polinsaturada).

A gordura saturada encontra-se principalmente nos produtos de origem animal (carnes e derivados, ovos, leite, queijo, iogurtes, manteiga, natas, peixes) mas, também nos produtos de origem vegetal (óleo de coco e óleo de palma). A sua ingestão deve ser moderada, pois é fundamental para o do funcionamento do organismo. No entanto, o consumo elevado pode contribuir para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. 

A gordura insaturada, divide-se no grupo monoinsaturada e polinsaturada e, é conhecida pelo seu efeito benéfico, pois contribui para a redução do colesterol.

A gordura do grupo monoinsaturada é a mais benéfica, pois contribui para a redução do colesterol LDL - Low density lipoprotein, sem reduzir o colesterol HDL - High density lipoprotein.
É neste grupo que se encontra o ácido oleico (ou ómega 9), que é utilizado para funções de regeneração de celulas (exemplo disso é o abacate, azeite, azeitonas e algumas oleaginosas).

No grupo da gordura polinsaturada, encontra-se ácido linoleico (ou ómega 6), que se pode encontrar em óleos vegetais de soja, milho e girassol. Como este ácido não é produzido pelo nosso organismo, é necessária a sua ingestão, através da alimentação.

Fonte: imagens retiradas da internet
  • Partilhe:

É possível que também goste de...

2 Comments

  1. Que post interessante,...
    Boa semana,
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  2. Que post bem útil e assim torna-se mais fácil em escolher a gosdura a utilizar.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2018/03/folar-de-amendoa-fit.html

    ResponderEliminar