Fruta - com casca ou sem casca?

by @Tertúlia da Susy, em 4 de abril de 2018
Sempre que a fruta assim o permita, consuma-a com casca.


A casca da fruta, por está mais exposta ao sol, contém mais vitaminas e fibras, logo mais nutrientes. O problema em consumir a casca é o uso de pesticidas, em grande quantidade, a fim de potenciar e proteger o seu cultivo. Por mais que as frutas sejam lavadas, os pesticidas penetram nesta, através da casca, sendo por isso recomendável descascá-las.
Assim sendo, opte por frutas biológicas, com qualidade certificada ou cultive as suas próprias frutas (se assim for possível). Se assim não for, tente lavá-las em água com bicarbonato de sódio.
De seguida, daremos como exemplo algumas frutas que podem ser consumidas com casca.

Maçã
A casca da maçã contém ácido ursólico, que ajuda a manter os músculos saudáveis, tem propriedades anti-inflamatórias, previne o colesterol e potencia a produção de colagénio. Também contém pectia e fibras e combate a prisão de ventre.

Pêra
A maior parte da vitamina C desta fruta encontra-se na casca, a quantidade de fibra que possui é extremamente saciante e ajuda a prevenir a prisão de ventre.

Citrinos
A casca contém flavonóides, que ajudam a prevenir cancros e minizar doenças cardiovasculares. Atua como depurativo, diurético, relaxante e digestivo, devido ao teor de vitamina C.

Uva
A sua casca e as suas sementes contém flavonóides e ajudam a saúde cardiovascular e são altamente antioxidantes.

Abacaxi
Pode preparar uma infusão saudável com a casca e assim evitar a retenção de líquidos e melhorar a digestão.
  • Partilhe:

É possível que também goste de...

1 Comments