António Padeiro, Alcobaça

by @Tertúlia da Susy, em 31 de maio de 2018
O restaurante António Padeiro, em Alcobaça, abriu portas em 1938, como uma simples tasca, onde se cozia pão.
Tradicionalmente, o frango e a perdiz na púcara são dois pratos típicos, que ainda hoje figuram no menu. A variedade de entradas e de sobremesas conventuais deliciam-nos ao iniciar e terminar a refeição.
Um espaço decorado com equipamentos antigos e com fotografias das gerações da família.


Há cerca de 15 anos que não visitava este restaurante. Atualmente, já tem mais uma sala e, no verão de 2018 pretendem abrir outra.
A decoração está mais cuidada e a apresentação dos pratos também. Como entrada é servida uma tábua com diversas manteigas, diversos queijos, diversos enchidos, cogumelos (pena serem enlatados), azeitonas, ovos mexidos com farinheira e diversos patês.


Como gosto de apreciar uma boa refeição com um bom vinho, escolhemos (fui mesmo eu. não é Fernando?) o Post Scriptum.
Um vinho semelhante ao Chryseia, com fruto expressivo e concentrado, aliado a um grande equilíbrio e elegância, com 64% da casta Touriga Nacional, 28% da casta Touriga Franca e 8% da casta Tinta Roriz e estágio de 14 meses em barricas de carvalho francês de 400 litros.


Como prato de peixe, optamos por umas pataniscas de polvo com açorda de tomate, que estavam uma verdadeira delícia. As pataniscas estavam crocantes e secas e a açorda estava saborosa e cremosa.
Como prato de carne, seguimos um dos emblemáticos da região, a perdiz na púcara. na minha opinião estava um pouco seca mas, acompanhada com um puré cremoso, disfarçou a refeição.



Ao terminar a refeição, deparámo-nos com uma variedade de doces conventuais, de difícil escolha. Mas, como já estávamos de barriga "cheia", escolhemos uma única sobremesa e ficámos rendidos.


Contactos
Rua Dom Maur Cocheril, 27
Alcobaça
262 582 295
restaurante.antoniopadeiro@gmail.com
  • Partilhe:

É possível que também goste de...

1 Comments

  1. As fotos abrem mesmo o apetite!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar