Jardim Zoológico perde Girafa-de-angola

by @Tertúlia da Susy, em 30 de maio de 2018

No passado sábado, 26 de maio de 2018, morreu uma girafa no Jardim Zoológico de Lisboa. Era uma girafa-de-Angola com 11 anos e 5 meses, que tinha dado à luz uma cria, em novembro de 2017.
Este nascimento foi memorável e o Jardim Zoológico divulgou o vídeo do parto.
As girafas-de-Angola existem em apenas 3 jardins zoológicos da Europa: Lisboa em Portugal, Dortmund na Alemanha e Amersfoort na Holanda. É uma espécie considerada "vulnerável" pela União Internacional para a Conservação da Natureza. Os principais perigos para a extinção desta espécie são a perda de habitat, os conflitos locais, a caça ilegal e a alteração dos ecossistemas.
Esta girafa-de-Angola é caraterizada pelo seu longo pescoço, que lhe possibilita procurar alimento em ramagens muito altas, e pela sua língua comprida e azulada, cujo revestimento de queratina a protege dos espinhos das acácias, possui dois cornos curtos, cobertos de pele e pelo, que crescem lentamente ao longo da sua vida, foi o que explicou o jardim zoológico num comunicado lançado em janeiro, para anunciar o nascimento da nova cria.



Apesar das placas de informação a pedir para não alimentar os animais, existem sempre indivíduos que se acham no direito de o fazer. Devido a um visitante que não respeitou estas normas, a girafa mãe aproximou-se do fosso que os separa das pessoas e caiu. O animal morreu de colapso cardiorrespiratório.
Devido a esta morte, a cria poderá também estar em risco, uma vez que dependem da progenitora até aos dois anos de idade.


O jardim zoológico deixou de ser uma montra de animais.

O jardim zoológico passou a ter o objetivo de proporcionar melhores condições aos animais, para que este se sintam mais próximos do seu habitat natural e que se reproduzam. Deixaram-se as grades de parte, procurando assim o equilíbrio entre o conforto dos animais e a segurança dos visitantes.


Visitantes deixem de ser animais e passem a ser pessoas com letra grande!!!
  • Partilhe:

É possível que também goste de...

2 Comments

  1. Não sabia, é triste as pessoas que agem assim, nem parecem "animais racionais", e neste caso teve um infeliz desfecho.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2018/05/waffles-proteicos.html

    ResponderEliminar