O Poder da Idade

by @Tertúlia da Susy, em 10 de julho de 2018

"Envelhecer é o único meio de viver muito tempo."

Sempre pensei que envelhecer seria muito duro e, especialmente nas mulheres que têm a ideia que mais velhas ficam com menos valor, devido ao aparecimento de rugas, cabelos brancos (que nos homens é charmoso), umas gordurinhas, enfim...
Mas digo-vos, cada ano que passa, me sinto mais confiante e mais poderosa (quanto à idade). Sinto-me bem comigo mesma, sinto-me bonita, sinto-me culta, gosto das rugas (é sinal que tenho vivido) e ainda vou disfarçando os cabelos brancos (pois é, ainda não consigo deixá-los visíveis).
Este texto foi pensado durante as minhas férias na praia, em que observava as adolescentes e o constante desfile em biquinis reduzidos e fatos de banho cavados e decotados.
Aos 20 anos pensa-se muito no que os outros dizem e pensam de nós e, a constante aceitação é muito importante. Julgo eu, que é o que nos dá auto estima. Mas, com o passar da idade, vamos desligando e ligando a parte de que nos sentimos bem como estamos e não para os outros.
É enorme a mudança que sentimos, relativamente ao envelhecimento, com o poder da idade. Existem cada vez mais mulheres de meia-idade, cultas e com sex-appeal e que, em nada trocariam a idade e a sabedoria.
É importante ressalvar que os avanços, a disponibilização e o fácil acesso na área da saúde e do bem-estar são um importante contributo para este aumento da auto estima nas mulheres.
Uma mulher mais velha sente-se mais confortável e mais segura de si própria do que uma adolescente (mas lá chegarão).
É importante cuidarmos de nós próprias e, não deixar para depois. Temos sempre de nos valorizar. Temos de gostar de nós.
Provavelmente, temos que ter mais cuidado na alimentação, fazer mais exercício físico (o corpo já não é o que era) mas, termos a noção de que estamos saudáveis é, por vezes mais importante do que propriamente o aspeto físico (com o tempo também mudará, não desista).
A idade traz sabedoria e estabilidade (já não entramos em competição física com outras mulheres) e, sentimos-nos bem e gostamos de nós. Já não estamos ansiosas e apenas relaxamos e gozamos a viagem da vida.
  • Partilhe:

É possível que também goste de...

3 Comments

  1. Ola!
    Só para dizer que assino por baixo a reflexão que publicaste...

    ResponderEliminar
  2. Tão verdade, Susana.
    Envelhecer é amadurecer e serenar!
    Outros valores vão surgindo e prevalecendo nas nossas vidas. Bj

    ResponderEliminar