Cartuxa Tinto 2013

by @Tertúlia da Susy, em 13 de setembro de 2018
É um vinho da região do Alentejo, Évora, produzido a partir das castas aragonez, alicante bouschet, trincadeira e cabernet sauvignon, plantadas nas vinhas da Fundação Eugénio de Almeida e com um grau alcoólico de 14.5%.
Quando começa o desengace, as uvas são fermentadas separadamente, em cubas de inox, à temperatura de 27.ºC. 
Depois o vinho vai estagiar 12 meses em tonéis e barricas de carvalho francês e 12 meses em garrafa.
Deve ser servido a uma temperatura de 16-18ºC.


Castas

Aragonez é uma casta conhecida no Alentejo e no Douro, de maior distribuição na Espanha. Esta casta é muito apreciada, pois é generosa a produzir.
Estes vinhos são muito aromáticos, intensos e complexos. Desenvolvem aromas de ameixas e frutos silvestres, que vão evoluindo com o tempo. São macios ao sabor, possuem algum acídulo, são estruturados, taninosos e bastante complexos.

Alicante Bouschet é uma casta nobre de origem francesa, capaz de proporcionar vinhos intensos de cor carregada, enraizada em terras do Alentejo. Quando esta casta se mistura com outras, acrescenta volume, estrutura, concentração e capacidade de envelhecimento aos vinhos.

Trincadeira é a casta portuguesa mais espalhada pelo território. As suas qualidades revelam-se em zonas quentes, secas e de grande luminosidade, adaptando-se bem ao Alentejo. É uma casta difícil, de produtividade irregular mas, nos melhores anos, dá origem a vinhos de alta qualidade. Tem uma excelente acidez, taninos suaves e abundantes e aromas intensos de ameixa e amora, resultando em vinhos elegantes e equilibrados.

Cabernet Sauvignon é a casta tinta mais famosa, que foi expandida de Bordéus. Estes vinhos têm bastante cor e características bastante pronunciadas. Tem um alto teor de taninos.
  • Partilhe:

É possível que também goste de...

0 Comments