Dux Cidade do Lis, Leiria

by @Tertúlia da Susy, em 9 de maio de 2019

O Dux Cidade do Lis é um restaurante que abriu portas em Leiria, no inicio de 2019, e que pertence a um grupo de amigos, entre eles um amigo nosso.
O Dux é um restaurante dedicado a petiscos e partilha à mesa. Na festa de inauguração, tivemos o privilégio de provar alguns desses petiscos e aconselhar a visita.


Este restaurante, à semelhança do que acontece com outros do mesmo grupo, pretende implementar os jantares vínicos aqui em Leiria. Estes jantares têm como principal objetivo dar a conhecer aos clientes, vinhos de grandes produtores e harmonizar a comida com essas escolhas.
No primeiro jantar vínico, o produtor escolhido foi Reynolds Wine Growers.



Cada prato que compõe o jantar será servido com um vinho escolhido para esse mesmo prato.
À chegada, fomos brindados com um vinho branco Carlos Reynolds 2018 e petiscámos umas iguarias da região. Este vinho é fresco e com sabores de fruta fresca madura; um vinho elegante e equilibrado para as refeições do dia-a-dia.



De seguida, fomos brindados com umas vieiras caramelizadas com um puré de ervilha e bacon crocante. As vieira estavam no ponto certo de cozedura e o puré bem cremoso. O vinho que harmonizou este prato foi uma surpresa bem agradável; um vinho rosé Carlos Reynolds 2018. Um vinho agradável de sabor, volumoso e frutado, com notas de morangos e chocolate.



O prato seguinte foi bem surpreendente, nunca tínhamos comido um risoto tão bem servido (desculpem a sinceridade). O risoto de tinta de choco e amêijoa estava bem cremoso e saboroso mas, talvez um pouco salgado, e a garoupa estava divinal, a pele soltava-se com facilidade e o sabor era, sem dúvida, de mar.
O vinho escolhido para este prato foi um vinho branco Julian Reynolds 2018; um vinho cítrico com notas tropicais, volumoso, elegante e persistente.



Neste tipo de degustações, o prato de carne é o que menos me seduz mas este conseguiu, pela primazia da pele da barriga de porco estar bem crocante. O acompanhamento, puré de cheróvia, também estava bom. 
Neste prato demos um salto gigante nos vinhos e provámos um vinho tinto Julian Reynolds Grande Reserva 2011 e um vinho tinto Gloria Reynolds 2007.
O vinho tinto Julian Reynolds Grande Reserva 2011 tem aroma a fruta frseca e é bastante elegante e persistente, combinando bem com madeira.
O vinho tinto Gloria Reynolds é um vinho elegante e de grande complexidade, com aromas de frutas de bagas escuras e chocolate amargo. É sem dúvida um vinho distinto e especial.



Na sobremesa, a minha parte favorita do menu, fomos brindados com um strudell de maçã e a acompanhar um vinho licoroso Robert Reynolds 2008 (que eu adoro). Este vinho licoroso é feito com 100% Alicante Bouschet, casta introduzida em Portugal por esta família há mais de meio século. É muito aromático, realçando os sabores de especiarias.


Contactos
Rua da Moura, Lote 3, cave
2410-279 Leiria
244 210 576

  • Partilhe:

É possível que também goste de...

0 Comments