Raia frita com maionese de alho

by @Tertúlia da Susy, em 22 de abril de 2020
Este é um peixe que a minha mãe utilizava muito para a caldeirada, nunca fui grande fã. Mas, a idade muda e os gostos também mudam. Dei-lhe uma segunda oportunidade. Experimentei fazer este peixe frito e, tentar perceber se desta forma gostava mais. E, sim, fiquei fã.
É um peixe que se aproveita quase todo, ficando desta forma muito económico. Eu sei que o frito não é saudável mas, eu acredito (cada vez mais) na diversidade e em que tudo é possível, desde que existam regras e compensações.


Ingredientes [raia]
1 raia média
1 limão
alho em pó q.b.
pimenta preta Suldouro q.b.
sal marinho Marnoto by Necton q.b.
farinha de milho q.b.
óleo para fritar q.b.

Ingredientes [maionese]
1 dente de alho, picado
1 ovo
sal marinho Marnoto by Necton q.b.
óleo q.b.


Preparação
Corte a raia, já arranjada, em pedaços, e deixe a marinar cerca de 1 hora com alho em pó, sumo de limão, sal marinho e pimenta preta.
Quando for fritar, seque a raia no rolo de cozinha, passe-a por farinha de milho e frite em óleo bem quente.
Para fazer a maionese, coloque o ovo e o dente de alho, num recipiente alto. Tempere de sal e, vá vertendo lentamente o óleo e emulsionando até conseguir a consistência que pretende.
Sirva a raia frita regada com sumo de limão e acompanhe com a maionese de alho.


Tempo de preparação: 30 minutos
Quantidade: 6 pessoas
Custo: económico
Grau de dificuldade: fácil (*)
Vegetariano: Não
Para crianças: Sim
Ingrediente principal: Raia
  • Partilhe:

É possível que também goste de...

1 Comments