Pasteís de nata e inveja... e luxúria!!!

by @Tertúlia da Susy, em 27 de maio de 2013

Quando vi estes pastéis de nata no blog "Cozinha da Duxa" fiquei cheia de inveja  (boa) e, logo logo tive que lhe copiar a receita dos maravilhosos pastéis de nata.


Com esta inveja de pastéis de nata, participo no Passatempo Santa Gula e [Limited Edition] do blog Limited Edition.


E, só vos posso dizer que a sensação de comer estes pastéis de nata, depois de ter sentido inveja foi de imensa luxúria em cada dentada que dava.


Ingredientes
1 embalagem de massa folhada
500ml leite
Casca de 1 limão
1 pau de canela
60g de farinha de trigo sem feremento
220g de açúcar
250ml de água
4 gemas

Preparação
Estenda a massa folhada sobre um superficie polvilhada com farinha e, corte a massa em rodelas com espessura de 1,5cm.
Coloque as rodelas de massa dentro das formas, untadas com manteiga e, com os polegares, comece a fazer pressão no centro da massa espalhando-a até aos bordos da forma, para que a massa mais fininha no fundo.
Coloque as formas num tabuleiro de ir ao forno.
Dissolva a farinha num pouco de leite e leve o restante ao lume, juntamente com o pau de canela e a casca de limão. Quando estiver a ferver, junte a farinha e mexa bem até ferver. Retire do lume.
Num tacho, leve ao lume o açúcar e a água e mexa. Depois de começar a ferver, deixe ferver exatamente 3 minutos.
Junte a calda de açúcar em fio ao leite e misture bem. Coe tudo num passador e deixe ficar frio.
Junte as gemas com o creme e mexa bem.
Encha as formas com o creme e leve ao forno pré-aquecido a 250ºC durante 20 minutos.
Depois de cozidos, desenforme e sirva quentes ou frios, polvilhados com canela ou açúcar em pó.
  • Partilhe:

É possível que também goste de...

37 Comments

  1. Oh Susy, e a gula?? Ai... Se bem que acho que reunem quase todos os pecados estes pequenos pastéis de nata!!! Estão muito bem mascarados, mas nao ha comum mortal que os possa resistir!!
    Ai que inveja!! Da boa...:)
    Um beijinho e boa semaninha!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mena,
      A gula não, de todo... porque dividi os pastéis de nata pela minha "grande" familia e apenas comi dois.
      Kiss

      Eliminar
  2. É mesmo caso para ficar invejosa, comia já um!

    ResponderEliminar
  3. Hummm...que maravilha!
    Perfeitos para acompanhar um café depois do almoço :)
    beijinhos e um bom dia :)

    ResponderEliminar
  4. Até eu estou com inveja (da boa também!) e comia um à sobremesa com um café!
    Ficaram com óptimo aspecto!!!

    Beijinhos e boa semana*

    ResponderEliminar
  5. Olá, também vi esta receita na Cozinha da Duxa e fiquei a aguar. Agora a história repete-se e lá estou eu a aguar. Para agravar estamos muito perto da hora de almoço e a fome já aperta.

    ResponderEliminar
  6. QUem não fica com inveja assim dos pastéis de nata tão bons! Até fiquei a salivar... nham...nham...
    beijinhos e uma boa semana

    ResponderEliminar
  7. Os pasteis de nata, o pecado escolhido por mim seria a gula! :D

    Pois, não era capaz de comer só um pastel, eram bem mais :/ eh eh

    ResponderEliminar
  8. Ui que tentação, ficaram divinais os pasteis de nata.

    Deliciosa participação, Gulaversusluxuria, bem pensado.

    Beijocas

    Paula

    ResponderEliminar
  9. Nada como uns pasteis desses morninhos, com um pouco de canelas, faz as minhas delícias.
    Beijo

    ResponderEliminar
  10. Que gulosos pastéis de nata,...e como eu te compreendo com essa inveja também eu fiquei,...
    Não deixes de participar neste passatempo: http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/2013/05/passatempo-do-4-aniversario-do-o-meu.html
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  11. Ola Susy,
    Adoro pasteis de nata...com café, por gulosice...bem mas agora por uns tempo só em sonhos... por isso vou sonhar com estes pasteis de nata que estão com muito bom aspecto!
    Bjinho

    Katia
    http://entretachosebimby.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Adoro! Ficaram lindos e douradinhos, mesmo como eu gosto!
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
  13. Querida,

    Inveja (da boa) estou eu a sentir neste momento em que decidiste tentar-nos com esta visão soberba !
    Adoro pastéis de nata, a par do chocolate será talvez o bolo que mais gosto que não o tem. :)

    Estão lindos, nunca me deu para fazer mas hei-de tentar ! :)
    Bela participação ! :)

    Um beijinho*


    Isabel

    Blog do Chocolate
    Brisa Maritima

    ResponderEliminar
  14. Adoro.
    Uma verdadeira tentação, um belo pastel de nata!
    bjs

    ResponderEliminar
  15. aiii fiquei cheia de fome!!! ;)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Adoro e os teus ficaram uma maravilha.
    Já comia uns dois..
    bjs

    ResponderEliminar
  17. Ficaram com um óptimo aspecto :D

    Beijinhos e tem uma óptima semana! :D

    ResponderEliminar
  18. Que pecado esses pastéis de nata! :o
    Parecem uma delícia, até fiquei com vontade...
    Tenha um bom dia!
    Gabriel.

    ResponderEliminar
  19. Que delicia de pasteis de nata :) Ficaram mesmo tentadores os marotos heheeh

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  20. Qué bocado más exquisito, te han quedado de capricho. Un abrazo, Clara.

    ResponderEliminar
  21. Minha adoravel Susana inveja é o q estou a sentir neste momento ao contemplar tamanha beleza :D
    Beijinho!
    Boa Semana
    Cláudia

    ResponderEliminar
  22. Maravilhosos esses pastéis, adorei! Beijinhos,

    ResponderEliminar
  23. Pois estais a fazer inveja m todas nós hehe, ficaram tão perfeitos e suculentos esses pastéis, tenho de experimentá-los, boa semana querida bjs !!!

    ResponderEliminar
  24. Olá Susy,

    esta sugestão tem todos os pecados, e olha que eu queria tanto um que aspecto delicioso, adorei.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Hummm...que tentações, que pecados! Adoro pastéis de nata, e ficaram lindos. Beijocas, ótima semana

    ResponderEliminar
  26. humm adoro e ainda ontem comi os teus estao mt bonitos bjs

    ResponderEliminar
  27. Humm, parece ser delicioso.
    Já favoritei a página e vou tentar fazer em casa!
    Obrigada pelo carinho e por me seguir, estou retribuindo o carinho. *--*
    Beijos. ♥

    ResponderEliminar
  28. hummmm minha linda sou doida por pasteis de nata parabens amei bjão grandes

    ResponderEliminar
  29. Susy, que postre mas original.
    Me encanta como te ha quedado en la foto, y seguramente sabe delicioso
    Un beso, buenas noches

    ResponderEliminar
  30. Rica receta...pero hay que traducirlo!!! Gracias.. muy amable!!!

    ResponderEliminar
  31. Sobrou algum? Estão lindos!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  32. Otima participação quero um sim? :)

    Beijinhos
    Carla Sofia
    http://amadeirensecarlasofia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  33. Oi Susy,
    Que delícia de pastéis de nata! Adoro!
    Bj,
    Lylia

    ResponderEliminar
  34. Adoro pastéis de nata. :)

    ResponderEliminar