Sopa de feijão-zarolho

by @Tertúlia da Susy, em 1 de fevereiro de 2014
Para a 9.ª edição do Dia Um... Na Cozinha!, a proposta assenta em Sopas de Legumes.
E a minha escolha recai numa das minhas sopas preferidas - a sopa de feijão-zarolho.
Feijão-zarolho ou feijão de descascar é o feijão que está completamente formado em vagem, mas que não está seco.
Eu adoro esta sopa, e como é apenas na altura de setembro/outubro que existe este feijão, ainda mais eu anseio por ela.
Estou sempre a perguntar à minha mãe quando é que faz sopa de feijão-zarolho e, assim que o feijão aparece à venda nos mercados, dito e feito!!!
No entanto, podemos sempre congelar e deliciar-mo-nos durante o ano. É um pouco trabalhosa mas, o resultado compensa e bem.
Neste dia, juntaram-se à mesa oito mulheres e existem mesmo pessoas que vêm a casa almoçar, só para se deliciarem com esta sopinha :)


Ingredientes
500g de feijão-zarolho
250g de feijão-verde
100g de cenoura
1 cebola
400g de batatas
3 dentes de alho
1 fio de azeite
6 tomates
piri-piri q.b.
sal Marnoto by Necton q.b.
pimenta preta q.b.



Preparação
Retire o feijão das vagens, lave-o e coza-o. Reserve.
Corte as pontas do feijão-verde e retire-lhes o fio de lado. Depois, corte-o aos bocadinhos, como se fosse para a sopa de feijão-verde. Reserve.
Descasque as batatas e as cenouras e corte-as aos quadradinhos e às rodelas, respetivamente. Reserve.
Faça um refogado com a cebola, os dentes de alho e o azeite. Quando começar a refogar, adicione o tomate, limpo de peles e de sementes e cortado aos pedaços.
Depois, adicione a cenoura e deixe cozinhar. Adicione água de cozer o feijão, sempre que necessário. Quando a cenoura estiver cozida, adicione o feijão-verde e as batatas. Após estarem cozinhadas, adicione o feijão. Tempere de sal, pimenta preta e piri-piri.
Sirva acompanhada com broa.
Tempo de preparação: 1 hora e 30 minutos
Grau de dificuldade: fácil (*)
Vegetariano: não
Para crianças: sim
Ingrediente principal: feijão-zarolho
Quantidade: 10 pessoas
Custo: económico
  • Partilhe:

É possível que também goste de...

19 Comments

  1. Ficou um sopa bem reconfortante
    bj

    ResponderEliminar
  2. Que bela sopa para os dias frios de inverno.
    Beijinhos
    Paula

    http://cookit-simple.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Há uma tigela desta sopa maravilhosa para mim? ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Que sopa maravilhosa Susana! Fez-me lembrar a sopa que a minha mãe fazia à muitos ans atrás, ela adora este feijão, que era muito apreciado lá em casa e esta sopa comia-se imensas vezes. ;) Saudades...
    Beijinho. ;)

    ResponderEliminar
  5. Tive que ir 'googlar' o feijão zarolho. Pela tua descrição e fotografias, parecia-me feijoca.E é mesmo. É uma das minhas sopas favoritas :D e esta está linda! A minha é um pouco diferente: não leva feijão verde, mas ponho-lhe nabo e lombarda. E presunto :) Beijinhos!

    ResponderEliminar
  6. Olá, com uma sopa assim deliciosa e com estes legumes, não é necessário comer mais nada, pois fica-se satisfeito!
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Adoro estas sopas com feijão! Ficou deliciosa e reconfortante, Susana!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Gosto bastante de sopa de feijão e esta está muito apetitosa!

    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Adoro sopas com leguminosas! Não conhecia o feijão zarolho e fiquei bastante curiosa.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Susy querida,

    Uma sopinha assim é sempre um conforto para a alma e para o corpo, até eu me sentaria à tua mesa para me deliciar com ela !
    Está perfeita e muito tentadora !
    Obrigada pela tua companhia, uma vez mais !
    Beijinhos grandes *

    ResponderEliminar
  11. uma sopinha bem caseira e reconfortante!
    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Hum e quentinha ia saber tão bem, ficou com uma cor bem apetitosa Susy.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Sopas de feijão, são bem vinda aqui por casa. Belissima sopinha bem aconchegante.

    Beijinho

    Paula

    ResponderEliminar
  14. Olá Susy,
    a tua sopinha é daquelas que fica bem na mesa durante todo o inverno :) eu adoro feijão.
    Não conhecia o nome do feijão zarolho :) achei giro
    Vou tentar (mas não prometo) participar no passatempo
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  15. Sem dúvida, uma soba deliciosa e reconfortante ;)
    O feijão zarolho, para mim, foi uma surpresa. Obrigada pela partilha :)
    Bjinhos
    Margarida

    ResponderEliminar
  16. Essa sopa tem mesmo ar de ser uma delícia. Daquelas em que se repete o prato!
    Gosto dessa sopa...tem a minha cara!
    Beijinho

    Sílvia
    http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Huummm... que sopa deliciosa, Susana! E acompanhada de broa me parece ainda melhor! Parabéns pela participação!
    Bjinhos:*
    www.viveraprendendo.com

    ResponderEliminar
  18. Hunnn faz lembrar as sopas da minha avó, que saudades

    ResponderEliminar
  19. Que delícia! Fiquei cheia de vontade de experimentar. :)
    Bjinhos,
    Sophia.

    ResponderEliminar