O Projeto Endógenos é uma nova interpretação de experiências enogastronómicas, com o objetivo de preservar, dignificar e valorizar os produtos endógenos alimentares portugueses, provenientes da terra, do mar e as suas regiões de origem.
No passado dia 17 de julho, realizou-se a 6.ª edição do Projeto Endógenos, no Restaurante Flores do Bairro, onde o Chef Vasco Lello desenvolveu um menu especial, com um total de 6 pratos, em que a sardinha foi o principal produto endógeno, tendo sido complementada com o alperce e a azeitona. A harmonização com a sardinha foi feita com a Quinta da Calçada, especializada em vinhos brancos.
A noite teve inicio com um welcome drink, onde foi servido um canapé de sardinha ligeiramente fumada com alperce fresco, acompanhado de um cocktail Bellini com poejo.
O amousse-bouche servido constou de um tártaro de sardinha com ovas dentro da lata e na tábua, manteiga de ovelha com alperces secos e sardinha de conserva, pasta de sardinha caseira e pão com sardinha.
Iniciamos as entradas com a sardinha em creme de azeitonas e milho, acompanhada de um Portal da Calçada. Este vinho tem uma cor amarelo citrino, com uma ligeira presença de gás ajudando a realçar os aromas e frescura do vinho. Expressa o carácter da região com intenso aroma frutado e ligeiras notas florais com uma acidez viva resultando um vinho muito fresco e atrativo.
De seguida, a sardinha veio em jeito de conserva com limão, acompanhada de um vinho Quinta da Calçada Terroir que apresenta uma cor amarelo citrino, com um agradável aroma frutado e floral com notas minerais. Na boca revela-se encorpado e fresco com final longo e persistente.
E, não podia faltar a sardinha frita com tomate e um Quinta da Calçada Exuberant que apresenta uma cor amarelo citrino com laivos esverdeados, com um intenso e equilibrado arom a frutos tropicais, com ligeiras notas vegetais. Na boca revela-se muito fresco com bom volume de boca e um final longo e persistente.
A tão ansiada sobremesa, a sardinha doce com alperce e azeite e Portal da Calçada Espumante que apresenta uma cor citrina, tendo uma efeverscência fina e persistente; aroma intenso e fresco, combinando nuances florais e cítricas com suaves fumados; na boca revela-se fresco, como uma mousse cremosa e delicada e um final elegante e saboroso.
Que sorte poder participar no tal evento gastronómico! Bj
ResponderEliminarQue maravilha... Deve ter sido fantástico provar as iguarias desse projecto. Beijinhos
ResponderEliminar