2.ª Edição Chef's à Pesca - Caldeirada à Fragateiro



Em vésperas de caldeirada, o outro dia,
Já que o peixe estava todo reunido,
Teve o guraz a ideia de falar à assembleia,
No que foi muito aplaudido.
(CaldeiradaAmália Rodrigues)

Fonte: Gesticook


O meu agradecimento à organização deste evento e ao maravilhoso fim de tarde que passei e pela experiência vivida.

A 2.ª edição do Chef's à Pesca, realizou-se no dia 11 de julho, na Moita-Setúbal e, contou com um elenco de chef's da gastronomia portuguesa, nomeadamente o Chef Luís Barradas (Quinta do Tagus), o Chef Paulo Matias (Porto de Santa Maria), o Chef André Silva (Largo do Paço) e o Chef João Simões (Casta 85), que nos presentearam com uma Caldeirada à Fragateiro, sardinhas e chocos grelhados, a bordo do Varino "O Boa Viagem", num passeio pelo rio Tejo.


Fonte: Gesticook

Para abrir o apetite, fomos mimoseados com uma demonstração, explicação e degustação de ostras do estuário do rio Sado, pela mão de Célia Rodrigues, bióloga e mentora da Neptun Pearl.
As ostras são bastante ricas em vitaminhas e proteínas, entre outros nutrientes benéficos para a saúde e, a melhor forma de as provar/comer é ao natural e sem o limão para as temperar.
A acompanhar as ostras, saboreámos uma delicioso Monte Mayor espumante da Adega Mayor.

 Fonte: Gesticook

Enquanto so convidados desfrutavam da vista, os Chef's preparavam a caldeirada, com peixes de menor valor comercial e outros para dar o ar de sua graça, como a fataça, o safio, o robalo, a enguia, o pata roxa e o tamboril.
Com um sabor deveras divinal e com uma imposição, quem faz é quem serve, lá fomos degustação a caldeirada e aproveitando o sol e a paisagem, em harmonização com os vinhos branco e rosé da Adega Mayor.

Fonte: Gesticook

Também foram servidas sardinhas e chocos grelhados no carvão, acompanhados com salada e broa e, que nos deixou a todos um pouco "farruscos". Por entre gargalhadas e conversas chegou a sobremesa, um pudim Abade de Priscos, que fez as delícias dos presentes.
A chegar mesmo ao fim da viagem, fomos provadores de café, preparados de três formas diferentes, em que a desafiadora foi a Fátima Moura.


2 comentários: