Beringela

Beringela é um fruto (popularmente dito legume) de polpa macia e flexível, com uma casca firme, lisa e brilhante. Devem ser escolhidas frescas e devem "amassar" um pouco quando pressionadas com cuidado - é assim que se sabe que estão maduras.


As beringelas demasiado maduras têm um ar enrugado e baço e a polpa terá muitas sementes. Se encontrar beringelas demasiado ácidas para o seu gosto, dê um golpe na polpa, salpique com sal e deixe ficar 30 minutos. Isto irá retirar os sumos ácidos que deverão ser eliminados antes de cozinhar.
É rica em proteínas, vitaminas A, B1, B2, B5, C e K, minerais (cálcio, fósforo, ferro, potássio e magnésio) e alcaloides.
Pressupõe-se que a beringela reduza o colesterol (LDL) e a pressão sanguínea e que seja recomendada em casos de artrite, diabetes e inflamações da pele.

Nota: Ver receitas com beringelas (aqui)

5 comentários:

  1. Tudo bem, só um pequeno pormenor, em tempos foi utilizada como un adorno decorativo e exótico e não como un alimento, pois pensava-se que podia provocar certas doenças. Com origem no sudoeste asiático e espalhada no mundo pelos espanhóis, foi o famoso botánico sueco Carlos Linneo que pos o actual nome científico "Solanum melongena", e não e um legume, mas sim um fruto............Bom apetite

    ResponderEliminar
  2. Adoro... faço imensas vezes beringela recheada! Nhami!!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Que post interessante,...obrigada pela partilha,...Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  4. Não costumo usar, mas com tantos benefícios fiquei cheia de vontade :)

    ResponderEliminar