Sopa de beldroegas com queijo de ovelha


Aqui, fiquei fã de beldroegas e, resolvi experimentar uma sopa mais consistente e ideal para estes dias frios. Se anteriormente tinha gostado da outra sopa, esta fez as minhas delícias e, entre cada colherada, consegui imaginar-me no alentejo a desfrutar da boa comida e do bom vinho e com uma bela companhia.
O alentejo é lindo e a sua comida maravilhosa, é bom que nós Portugueses não esqueçamos as nossas raízes e que as consigamos transmitir aos nossos descendentes.

Adaptado de
Cozinhar com vegetais, Maria de Lourdes Modesto

Ingredientes
3 batatas
1 molho de beldroegas
1 fio de azeite
1l de água
2 ovos
pão alentejano q.b.
sal marinho Marnoto by Necton q.b.
1 cebola pequena
2 dentes de alho
queijo de ovelha q.b.


Preparação
Prepare as beldroegas reservando apenas as folhas e os talos mais tenros. Pique a cebola e leve a refogar com o azeite, mexendo e juntando pingos de água. Adicione as beldroegas, a água, deixe levantar fervura e junte as batatas descascadas e cortadas em rodelas com o cortador Borner. Tempere com sal, deixe levantar fervura e introduza os dentes de alho inteiros a que retirou apenas a pele exterior. Deixe cozer.
Torre as fatias de pão. Tome um recipiente que possa ir ao forno, e disponha a sopa em camadas intercaladas com o pão e espalhando sobre ele o queijo de ovelha em falhas. Neste caso, o queijo deve ser duro ou meio-duro. Deite os ovos e leve ao forno quente só o tempo necessário para coagular as claras de ovo.
Acompanhei esta deliciosa sopa com vinho tinto alentejano Poliphonia.


Tempo de preparação: 30 minutos
Quantidade: 2 pessoas
Custo: económico
Grau de dificuldade: fácil (*)
Vegetariano: Não
Para crianças: Sim
Ingrediente principal: Beldroegas

4 comentários:

  1. Faz lembrar refeições de antigamente! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Gosto tanto de sopa de beldroegas...esta está uma verdadeira maravilha ao olhar, e imagino os sabores. Pelos ingredientes só pode ser delicioso. Um aspecto de conforto.

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Essas sopas fazem-me logo pensar no meu Alentejo e assim com o queijo e o ovo devem ficar ainda melhores! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  4. Que sopa tão rica e apetitosa :)

    ResponderEliminar