Bacalhau à Gomes de Sá

by @Tertúlia da Susy, em 26 de outubro de 2018

Esta é a verdadeira receita de bacalhau à Gomes de Sá tal como criou o seu inventor, José Luís Gomes de Sá Júnior, que nasceu no Porto a 7 de fevereiro de 1851. Foi comerciante de bacalhau, num armazém da ribeira do Porto, tendo vendido a receita ao seu colega e amigo cozinheiro João, do restaurante Lisbonense, na cidade do Porto.


Ingredientes
500g de bacalhau
500g de batatas
1.5dl de azeite
1 dente de alho
2 cebolas
2 ovos cozidos
azeitonas pretas q.b.
salsa q.b.
5dl de leite
sal marinho Marnoto by Necton q.b.
pimenta preta Suldouro q.b.


Preparação
Demolha-se o bacalhau, coloca-se num tacho e escalda-se com água a ferver. Tapa-se e abafa-se o recipiente com um cobertor e deixa-se ficar assim durante 20 minutos.
Depois escorre-se o bacalhau, retiram-se-lhe as peles e as espinhas e desfaz-se em lascas. Põem-se estas num recipiente fundo, cobrem-se com leite bem quente e deixa-se ficar de infusão 1h30m a 3 horas.
Entretanto, cortam-se as cebolas e os dentes de alho às rodelas e levam-se a alourar ligeiramente com o azeite. Juntam-se as batatas, que se cozeram com a pele, se pelaram e se cortaram às rodelas. Junta-se ainda o bacalhau escorrido. Mexe-se tudo ligeiramente, mas sem deixar refogar. Tempera-se com sal e pimenta.
Deita-se imediatamente num pirex e leva-se ao forno bem quente durante 10 minutos. Serve-se no pirex de ir ao forno, polvilhado com salsa picada, e enfeita-se com rodelas de ovo cozido e azeitonas pretas.


Tempo de preparação: 2,5 horas
Quantidade: 4 pessoas
Custo: médio
Grau de dificuldade: fácil (*)
Vegetariano: Não
Para crianças: Sim
Ingrediente principal: Bacalhau
  • Partilhe:

É possível que também goste de...

1 Comments