Chá

by @Tertúlia da Susy, em 25 de outubro de 2018


O chá é proveniente da Camellia sinensis, uma planta em forma de arbusto, nativa da China. Desta planta obtêm-se vários tipos de chá - o branco, o preto, o verde e o oolong.

O chá branco é o que apresenta um reduzido teor em teína e uma preservação das catequinas presentes nas folhas. É o mais suave e delicado e também o mais caro.

O chá preto, cujas folhas foram fermentadas antes de secar, é o mais aromático, mais forte e mais intenso. É o mais rico em teína.

O chá verde, seco sem fermentação, contém pouca teína e possui uma grande quantidade de catequinas. Deve apenas utilizar água fria ou abaixo do ponto de ebulição.

O chá oolong, que sofreu apenas uma fermentação muito ligeira antes da secagem, situa-se entre o chá preto e o chá verde. Tem um sabor delicado e macio.

Cada chá tem peculiaridades aromáticas e podem ser misturados em diversas proporções, dando lugar a maravilhosos paladares. A água não calcária é sempre a mais indicada para um resultado perfeito.
O chá serve-se simples ou com leite. Em Inglaterra, o chá das cinco (five o'clock tea), hábito introduzido pela Rainha D. Catarina de Bragança, tornou-se uma instituição nacional. 
  • Partilhe:

É possível que também goste de...

0 Comments