Abóbora

by @Tertúlia da Susy, em 30 de novembro de 2018
Em alguns países, a abóbora é símbolo de vida e de fecundidade, devido à sua forma semelhante à da terra, mãe de todos os alimentos A facilidade com que as várias espécies se cruzam, torna muito difícil a sua identificação. Os frutos podem ser pequenos ou grandes e as cores võ desde o branco ao alaranjado, passando pelos verdes. Pode utilizar-se verde ou madura, consoante a espécie mas, geralmente é no outono que estão aptas a serem usadas.
No momento de comprar, opte por aquelas que são firmes. Podem conservar-se inteiras ao ar livre, cerca de 2 meses; em bocados no frigorífico, protegidos por película aderente; podem-se congelar em bocados, depois de retiradas as sementes e os funículos  ligados à polpa.
Podem ser usadas em sopas, soufflés, fritos, compotas, sobremesa, entre outros. Pode ser consumida desde a casca à polpa, sem esquecer as sementes.
A abóbora é rica em água (94%) e hipocalórica. É uma boa fonte de potássio e vitamina A, tendo também na sua constituição vitamina C e cobre. Tem um alto teor de fibra e possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Nota: Ver receitas com abóbora (aqui)


  • Partilhe:

É possível que também goste de...

1 Comments