Bolo invertido de marmelo

by @Tertúlia da Susy, em 2 de novembro de 2017
O meu colega Jorge ofereceu-me marmelos (biológicos) da sua "quinta" e, eu nunca nego produtos de excelente qualidade.
Combinámos que, depois do trabalho, eu iria lá ter à sua "quinta". Quando lá cheguei, senti o cheiro da terra e dos alimentos que têm origem na terra.
Nos últimos anos tem-se perdido um pouco a identidade dos alimentos e da sua génese e, até as crianças não sabem de onde são os produtos, como aquela anedota que o leite de vaca vem dos pacotes de supermercado. É muito triste.
Nós tratamos muito mal a terra e queremos que ela nos dê produtos que nem sabemos apreciar. Deixámos de sentir as texturas dos alimentos, de sentir o seu cheiro e de saber como se preparam na cozinha. Tudo isto é fundamental para a sustentabilidade e para o crescimento como ser humano.
Dito isto, aqui fica o bolo que fez as maravilhas dos meus colegas e, até o M comeu e disse que estava divinal.

Ingredientes [para o bolo]
200g de farinha de trigo
30g de farinha de centeio
1/2 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de canela
1/2 colher (chá) de noz-moscada
50g de avelã, triturada
125g de açúcar de coco
125g de manteiga, sem sal
4 ovos
papel vegetal q.b.
 
Ingredientes [para a cobertura]
5 marmelos
1 pau de canela
casca e sumo de 1 limão
1lt de água
200ml de vinho do Porto
50g de açúcar de coco
 
Preparação
Descasque os marmelos, corte-os ao meio e retire o caroço. Coloque-os num tacho com a água, o vinho do Porto, o pau de canela, a casca e o sumo de limão e o açúcar de coco. Deixe ferver; retire do lume e deixe os marmelos arrefecer num prato, reservando a calda.
Forre uma forma (+/-24cm) , sem buraco, com papel vegetal. Reserve.
Num taça, junte as farinhas, a canela, a noz-moscada, o fermento e as avelãs trituradas.
À parte, misture os ovos com a manteiga e o açúcar de coco. Misture tudo com a batedeira. Junte os ovos. De seguida, envolva a mistura de farinha à mistura dos ovos.
Lamine os marmelos e coloque-os no fundo da forma, por cima do papel vegetal. Transfira a massa do bolo, com cuidado, para a forma, por cima dos marmelos.
Leve ao forno, cerca de 45 minutos a 180.ºC.
Quando o bolo estiver cozido, vire-o para um prato e, pincele a parte superior (com os marmelos), com a calda que reservou da sua cozedura.
 
Tempo de preparação: 45 minutos
Quantidade: 10 pessoas
Custo: médio
Grau de dificuldade: fácil (*)
Vegetariano: Não
Para crianças: Sim
Ingrediente principal: Marmelos
  • Partilhe:

É possível que também goste de...

3 Comments

  1. Adoro marmelos por isso ia adorar uma fatia desse bolo! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  2. É verdade as pessoas não dão o valor merecido a nossa terra. Eu adoro cozinhar tudo fresco, não gosto de comida pré-pronta. Pois, hoje estava limpando um cogumelo biologico (que meu vizinho achou no campo e me deu), e vendo aquela maravilha de beleza na minha frente, pensei. Mas, que linda e perfeita é a natureza e então cheirei-o para sentir o seu aroma. Eu moro no campo porque amo e respeito a natureza. Ela me faz tão bem! Hummm, gostei muito da receita, más, você acredita que não conheço marmelos. Vou procurar na internet pra mim ficar conhecendo. Por acaso ela se parece com a maçã? Porque na foto me pareceu maçã. Beijinhos da Italia pra você e te desejo todo o sucesso do mundo.

    ResponderEliminar